A gestão de obra atua de forma eficiente para calcular materiais e evitar o desperdício em sua construção ou reforma.
De modo que, os custos de sua obra possam ser mais acessíveis, garantindo total eficiência nos processos e aproveitamento dos materiais.
Existem algumas estratégias que a gestão de obra aplica para que seja possível atuar evitando o desperdício. Iremos te apontar 3 pontos principais para que possa se inspirar para seu projeto.
3 estratégias da gestão de obra para evitar desperdícios
Toda obra ou reforma envolve diferentes tipos de materiais que precisam ser usados. Uma correta gestão de obra trabalha para minimizar os desperdícios de material adotando os seguintes cuidados:
1. Efetuar compras estratégicas
Com base no projeto de seu ambiente, o responsável pela gestão de obra consegue manter contato com fornecedores confiáveis e efetuar a compra de materiais na quantidade necessária.
Justamente para que, não exista margem para eventuais sobras em relação ao material adquirido. Bem como, não existam faltas que possam atrasar a obra.
A compra executada por um profissional experiente já prevê alguns aspectos como a necessidade de cortar piso, por exemplo, que acaba gerando algumas peças que não conseguem ser reaproveitadas.
O objetivo é que a compra seja eficiente calculando uma margem de erro, sem que exista grande sobra ou a necessidade de procurar peças adicionais de forma emergencial para que a obra não fique paralisada.
2. Mão de obra qualificada
Um bom profissional em sua obra faz toda a diferença. O profissional especializado consegue, por exemplo, reaproveitar ao máximo peças de porcelanato para evitar faltas ou sobras durante o trabalho.
Afinal, é normal precisar fazer cortes e o gestor de obra tende a orientar que todas as peças sejam medidas. Assim, elas podem ser aproveitadas antes de uma nova peça venha a ser cortada.
O cuidado no aproveitamento evita que seus materiais sejam desperdiçados, gerando maior custo em relação ao projeto.
3. Monitoramento do uso de materiais
Muito desperdício se dá por misturar materiais e não terminar o uso, desperdiçando o material que poderia ser usado.
É o caso, por exemplo, de misturar cimento demais, que acaba não sendo utilizado naquele mesmo dia e termina descartado.
Tendo uma boa gestão de obra, o gestor cobra a utilização adequada de todo o material em seu canteiro de obras. De modo que, não fiquem espaços para que os profissionais atuem desperdiçando material que poderia ser usado de melhor forma.
Portanto, a contratação da gestão de obra é um investimento que dá resultado não só na qualidade de acabamento que consegue conquistar, como também, na economia de seus materiais.
Conte com gestão de obra em seu projeto para economizar
Quem busca uma obra tranquila, econômica e com a máxima qualidade em acabamento deve investir na contratação de gestão de obra.
Justamente para que possa ter profissionais cuidando de todos os aspectos que envolvem a gestão de sua obra. Para garantir um resultado final de excelência.
E quando o assunto é gestão de obra, a Legado Reforma e Construção é a especialista ideal para te ajudar a alcançar o resultado que sempre sonhou para seu imóvel.